Inscreva-se na nossa NEWSLETTER

Siga-nos

Artigos

Confira aqui conteúdos exclusivos produzidos pelos nossos parceiros

Um iceberg, o coaching e você

15.mar.2017

Nós somos como imensos icebergs. Você é um imenso iceberg. E o coaching o ajudará a descobrir sua parte oculta submersa.

Para ajudá-lo a se encontrar consigo mesmo, é indispensável ter um grande líder. Da mesma forma, não é possível conquistar o sucesso pessoal, se ele não estiver fundamentado nas suas próprias capacidades e convicções.

Todos nós temos, dentro de nós, uma imensidão de conhecimentos, sentimentos, experiências, pensamentos, convicções e intuições que normalmente ficam submersos, como em um imenso iceberg. Assim como um grande líder ou um grande técnico não precisa chutar a gol ou arremessar a bola ao cesto no lugar do jogador, também um coach não resolverá seus problemas ou superará suas limitações: ele o ajudará a se descobrir e você mesmo vencerá seus problemas e superará suas limitações, assim como um jogador de futebol que, quando chuta a bola ao gol, o faz com a sua melhor performance naquele momento, pois, se não for assim, não ganha campeonato. De maneira semelhante, se você não conseguir liberar todo o potencial que está sob este imenso iceberg que é a sua consciência, não conseguirá fazer nada em alta performance.

O coaching voltado à liderança de alta performance, desperta em você todo o seu potencial voltado à forma como você deseja exercer essa liderança e ao que você espera alcançar através dela. Através dele, você irá se conhecer melhor e aprenderá tanto a potencializar ainda mais suas qualidades e conhecimentos como também a superar suas limitações em qualquer área que seja - e que você deseje superar.

O coaching voltado à liderança de alta performance em grupo, aplicado em uma equipe de uma mesma empresa (ou em um grupo de amigos), por exemplo, potencializa o melhor de cada membro da equipe e a integração entre eles. É normal, nessas ocasiões, serem trazidos à tona e resolvidos problemas de relacionamentos, complexos ou não, através da conscientização da necessidade de complementação de uns em relação aos outros em proveito do resultado que interessa ao grupo que é o sucesso da empresa e, consequentemente, de cada um. Nesta forma de coaching, haverá momentos e atividades em grupo e individuais; situações que devem ser tratadas frente a frente entre os membros do grupo e situações que devem ser resolvidas no âmbito individual, porém sempre de forma a promover o desenvolvimento tanto pessoal quanto do grupo.

Quando se pensa em liderança, não significa necessariamente liderar outras pessoas, mas principalmente liderar-se a si mesmo, pois este é o maior dos desafios do ser humano: conhecer-se e liderar-se de forma a extrair de si próprio o melhor de seu potencial de forma a se sentir realizado, a se sentir feliz. Ao aplicarmos isso em um grupo, estaremos obtendo os benefícios efetivos da liderança sobre as pessoas que o compõem e que o cercam. ===================================== Quando associado a um trabalho de Mentoring (Mentoria) holístico, os resultados se potencializam, de forma que se ganha tempo e qualidade nos resultados desejados. A conscientização holística, nos faz compreender que somos parte inseparável de um Universo que vibra em harmonia e que nós somos também parte desta harmonia e, portanto, devemos também vibrar harmonicamente e em sintonia.

Muitos relacionamentos se desgastam à toa e não passam das expectativas iniciais, enquanto outros são destruídos exatamente devido a isso: exigimos ou esperamos que o outro vibre de acordo com a nossa necessidade de vibração, que ele comungue dos mesmos ideais que nós, que tenha as competências - e até os desejos - que temos.

No âmbito individual-empresarial, já vi muitas empresas perderem grandes talentos e também grandes talentos se perderem em empresas, por não conseguirem viver um ambiente holístico, por razões diversas.

Ao conseguirmos viver em harmonia holística, compreendemos que o todo será sempre maior que a soma de cada parte que o compõe e assim também cada um de nós é muito maior que as partes que nos compõem.

Assim, através do tripé: Coaching + Mentoring + Holística, compreendemos e aprendemos a viver de forma que “não temos que ser melhores que ninguém, mas temos, sim, que ser o melhor que podemos ser”.

É para isso que você está aqui na Terra: para ser o melhor que você pode ser! E, para isso, conte conosco!

Abraços & Sucesso!

"O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor"

Eduardo Muller
20 anos de experiência

Engenheiro Eletrônico, 53 anos, especialista em desenvolvimento de produtos, com mais de 20 anos de experiência em coordenação, supervisão e motivação de equipes e aplicação de treinamentos e palestras em geral.

Atende processos individuais ou em grupo, com sessões presenciais ou virtuais (por meio do Skype e WhatsApp).

Mais artigos relacionados