Inscreva-se na nossa NEWSLETTER

Siga-nos

Artigos

Confira aqui conteúdos exclusivos produzidos pelos nossos parceiros

O que nos impede de atingir nossos grandes sonhos e objetivos?

15.mar.2017

Somos todos seres humanos, da espécie homo sapiens, do latim, “homem sábio”. Isso significa que somos seres capazes de pensar sabiamente, dominar nossos instintos e tomar uma série de decisões visando a seguir os melhores caminhos para nossas vidas. Todos temos nossos sonhos e metas pessoais e, então, conseguimos claramente direcionar nossas atitudes para alcançá-los. Conseguimos superar todas as dificuldades que aparecem no meio do caminho facilmente, afinal, conseguimos usar nosso cérebro sábio para superar qualquer desafio. Certo?

Se sua resposta foi não, fique tranquilo. A grande maioria das pessoas também encontra dificuldades em trilhar o caminho que deseja e acaba se perdendo antes de atingir seus maiores sonhos. Mas por que isso acontece? O que tanto nos impede de ir atrás de atingir nossos grandes objetivos?

Em primeiro lugar, nós apenas achamos que dominamos nossos pensamentos, mas muitas vezes o que acontece é o inverso, são os nossos pensamentos que nos dominam e nos levam a ter atitudes não necessariamente “bem-pensadas”. Dentro de nossas cabeças, temos uma irracional e improdutiva obsessão com o que as outras pessoas vão pensar de nós. Esse padrão mental está enraizado dentro de nós vindo de uma herança de nossos antecessores do tempo das cavernas. Naquela época, você precisava ser aceito e fazer parte de um grupo por uma questão de sobrevivência. Para isso, era necessário se encaixar nos costumes e padrões de comportamento impostos por aquele grupo de pessoas, pois, caso contrário, vivendo sozinho, você não teria forças suficientes para caçar e se alimentar ou construir sua moradia e se proteger.

Então, reflita: hoje, mesmo não tendo mais essa necessidade de sermos aceitos por um grupo por sobrevivência, por que é tão importante para nós sermos aceitos pela nossa sociedade? Sociedade, aqui, se refere a pessoas mais próximas a nós e do nosso convívio diário.

Esses pensamentos acontecem tão rápida e instintivamente que, muitas vezes, nem percebemos que esse processo está acontecendo dentro de nós, que estamos tomando nossas decisões levando em consideração a opinião do próximo. Decisões tomadas assim podem ser muito perigosas e nos paralisar, nos impedir de perseguir e atingir nossas maiores realizações.

Uma forma de nos “protegermos” desses pensamentos improdutivos que insistem em aparecer em nossa mente é buscar maior clareza do que realmente queremos; abrir nossa visão para entender e nos aprofundar em qual é nosso objetivo e o que desejamos atingir por trás daquele sonho que nos enche tanto os olhos; ter claro o que nos motiva a querer aquilo, quais benefícios teremos ao atingir o que queremos. Além disso, é importante também ter definido em quanto tempo queremos ter aquela realização.

Como já dizia o pensador Lewis Carroll, quando não se sabe direito para onde quer ir, qualquer caminho serve. E, então, qualquer vento lhe arrasta e muda sua direção. Assim, após ter definido claramente seu foco, chega a hora de traçar um planejamento, alinhar suas competências e habilidades atuais com as necessárias para realizar o que se deseja e definir um plano de ação para iniciar seu desenvolvimento. Dentro desse caminho, será preciso ter disciplina, persistência e trabalhar com imprevistos e insucessos que, provavelmente, se apresentarão durante algumas etapas. É preciso encarar os erros como uma grande fonte de aprendizado e impulsionamento para sua evolução pessoal. Trabalhar para uma melhoria contínua e tirar aprendizados dos próprios erros é primordial para se manter no caminho planejado até que você consiga finalmente atingir o que tanto desejou e sonhou.

Superar todos esses desafios e passar por todo esse processo sozinho, porém, não é tarefa fácil. Para filtrar nossos pensamentos, superar os sentimentos de medo e frustração e ficar apenas com o que nos impulsiona e fortalece, pode ser necessária a ajuda de um Life Coach.

O processo de Coaching é capaz de ajudar em todas essas etapas: ter clareza do seu foco e do que você está buscando, planejar o caminho a ser percorrido - se preparando para as dificuldades e potencializando suas qualidades -, partir para a ação acompanhada de evolução e persistência até que o sucesso seja atingido.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Coaching não existe apenas para empresas e quadros diretores, com grandes desafios impostos pelo mercado competitivo em que estão inseridos. Ele é também uma ferramenta valiosa para objetivos e metas pessoais e individuais, como emagrecer e ter mais saúde e qualidade de vida, escrever um livro, passar em um vestibular ou também metas voltadas à vida profissional, como uma mudança de carreira, por exemplo.

Hoje, existem profissionais no mercado que têm preços acessíveis e garantem excelente resultado final. O que é importante observar na hora de escolher seu profissional de Coaching é a forma como ele te apresenta o processo. O número de sessões de Coaching deve ser previamente estipulado e limitado, o processo tem começo, meio e fim e é todo baseado em trazer o cliente para a ação. Por ser tão dinâmico, tem a grande capacidade de ajudar quem passa por ele a atingir evolução e desenvolvimento pessoal, além de maior autoconhecimento e confiança.

No entanto - preste atenção! -, ter um Life Coach auxiliando não significa ter todas as soluções para seus problemas. Atingir o resultado final sempre vai depender única e exclusivamente de você. O que o Coach pode - e vai - fazer é estimulá-lo muito a não perder seu foco, encontrar o melhor caminho e eliminar sabotadores. O coach sabe o que vai funcionar se aplicado à sua vida e ao meio em que você vive e está inserido, mas quem vai realizar as ações é você.

Todos somos seres sábios, sim, precisamos apenas aprender a direcionar e usar toda essa nossa sabedoria a nosso favor.

"O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor"

Camila Poiano

Life & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching
- Coach de Emagrecimento
- Coach de Carreira e Vida Profissional
- Ministra Treinamentos para Liderança com Coaching
- Palestras Motivacionais e para o Desenvolvimento Comportamental Humano

Atende processos individuais ou em grupo, com sessões presenciais ou virtuais (por meio do Skype).

Mais artigos relacionados