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Elimine a Autossabotagem da sua vida

23.out.2017

A autossabotagem pode se manifestar em qualquer área da vida, seja ela profissional ou pessoal. São atitudes praticadas inconscientemente que dificulta a realização de algo positivo em sua vida e estão diretamente ligadas a nossas crenças limitantes.

E o que são crenças limitantes? Costumo dizer que as crenças limitantes são frutos podres de experiências vividas durante nossa trajetória. São pensamentos que tomamos como verdadeiros e que na maioria das vezes não são, fazendo nos limitar em todas as esferas da vida.

As crenças são responsáveis por moldar atitudes e comportamentos. Por este motivo é que quando se possui uma crença limitante, automaticamente os comportamentos e atitudes se tornam limitantes.

Um exemplo disso é quando uma pessoa possui a crença limitante do “EU NÃO SOU MERECEDORA”. Toda vez que ela chega próxima de conquistar algo positivo, inconscientemente ela se sabota e faz de tudo para não conseguir, e sabe por quê? Porque ela não se sente MERECEDORA, preferindo ficar na sua zona de conforto, dando desculpas para si mesmo por seu insucesso.

Outro exemplo é a da crença limitante do “EU NÃO SOU CAPAZ”. É aquela pessoa que é capaz de estar em um cargo de chefia, e quando chega perto de ser promovida, ela se autossabota! Porque simplesmente “NÃO SE SENTE CAPAZ!”.

Como a autossabotagem é algo inconsciente, na maioria das vezes quem a possui não se dá conta e não consegue se libertar desses comportamentos limitantes, gerando assim frustrações e ás vezes até em depressões.

Na intenção de ajudar a perceber tais comportamentos e atitudes que indicam a autossabotagem, listei alguns bem típicos de quem os possui. São eles:

  1. Procrastinação: Esse é o principal comportamento de uma pessoa que se autossabota. É aquela pessoa que gosta de “empurrar com a barriga” não só as suas tarefas, mas também seu sucesso, sua felicidade. Procrastinar é literalmente adiar suas ações para um determinado objetivo. E na maioria das vezes esse objetivo está ligado a sua felicidade. E como você não se sente MERECEDORA, você procrastina.
  2. Medo: O medo é um sentimento necessário, é ele que faz com que você pare para pensar e aprenda a tomar decisões mais assertivas, porém quando esse medo vem através de suas crenças limitantes, se torna algo ruim, pois ele te paralisa completamente, te deixa imóvel e você acaba por não completar nenhuma ação “por medo”, deixando seu objetivo ficar cada vez mais longe do seu alcance.
  3. Autocrítica: Ser crítico consigo mesmo é uma atitude saudável, mas quando essa autocrítica extrapola os limites, começa a se tornar algo preocupante, pois, quando você não aceita que pode errar, automaticamente você se autossabota, porque o pensamento para quem tem esse tipo de comportamento é : “Quando não se faz, não se erra.” Daí, a autossabotagem assume totalmente a vida desta pessoa.
  4. Baixa autoestima: A baixa autoestima está ligada a autoaceitação. É quando você não se sente merecedora de ser feliz, de se amar. Quando você não se aceita fica difícil se amar e quando isso acontece é como se alguém colocasse uma venda nos seus olhos e você não conseguisse enxergar absolutamente nada de positivo em você, acarretando uma baixa autoestima e consequentemente a autossabotagem.
  5. Falta de Gratidão: A gratidão é poderosa, pois é através dela que você descarta o lado negativo e foca sua emoção e sua atenção nas coisas boas que a vida já lhe deu. Quando não se pratica a gratidão, todo foco vai para os problemas, para o lado negativo, fazendo com que a autossabotagem assuma o controle.

E como evitar a autossabotagem?

Através do autoconhecimento, onde você irá entender seus pontos fortes e pontos de melhoria. Irá perceber que existe dentro de você algo positivo e está percepção é fundamental para o desenvolvimento de suas competências e habilidades.

O empoderamento praticado através do coaching possibilita atuar diretamente contra a autossabotagem, onde se fortalece a ressignificação de crenças limitantes e comportamentos sabotadores. Fazendo com que a pessoa se reconheça como merecedora de sucesso, de amar e ser amada. Gerando em si a determinação em buscar mudanças de hábitos e atitudes, em arriscar novos comportamentos, Eliminado assim a autossabotagem.

Paz, luz, gratidão.

"O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor"

Andréa Carvalho
1 ano e 3 meses de experiência

Administradora e Especialista em Gestão do Potencial Humano nas Organizações pela Universidade de Pernambuco – UPE. Certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, em Professional & Self Coaching, Leader Coach e Business and Executive Coaching - Formações reconhecidas internacionalmente pela Global Coaching Community (GCC), European Coaching (ECA), International Association of Coaching (IAC) e pela Behavioral Coaching Institute (BCI), órgão que congrega os principais Coachs e entidades de Coaching no mundo. A BCI atua em parceria com o International Coaching Council.

Dentre tantas formações, ainda é certificada pela Faculdade Monteiro Lobato em Goiânia/GO, no Curso de Extensão Acadêmica em Professional Self Coaching.

Desenvolveu vários artigos ligados à empregabilidade e Carreira, correlacionando com comportamento humano, Coaching de carreira e Liderança.

Também é Palestrante, Analista Comportamental e Career Coach, com mais de 1000 horas de atendimentos em coaching individuais e em grupo.

Atua como Coach Vocacional e Carreira para vestibulandos e Universitários e desenvolve palestras focadas em desenvolvimento humano e mudança de comportamento, através das técnicas e ferramentas do processo de Coaching.

Participa de um programa de Rádio (Tropical FM 95.1) respondendo dúvidas, entrevistando novos empreendedores e dando dicas de carreira, empregabilidade e empreendedorismo.

Atendimentos em grupos com foco em carreira e empregabilidade, especialista em atendimento para universitários e vestibulandos. Atendimento virtual e presencial.

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