Inscreva-se na nossa NEWSLETTER

Siga-nos

Artigos

Confira aqui conteúdos exclusivos produzidos pelos nossos parceiros

Efetividade, fundamental para o Processo de Coaching!

16.out.2017

Gostaria de dividir com vocês algumas ideias de como a Efetividade pode ser uma poderosa aliada na condução de processos de coaching e, para isto, vou contar como surgiu este artigo.

Participo de um grupo de Desenvolvimento Organizacional no WhatsApp e recebi dias atrás um arquivo que me chamou atenção... justamente por sua efetividade! E foi então que percebi que poderia fazer um paralelo com o processo de coaching.

No arquivo existia um diagrama, onde o autor explorava um conceito de um Plano de Vida com várias etapas. O mais interessante é que ele conseguiu ilustrar em uma única imagem conceitos sobre Valores e Competências de forma clara e didática.

A facilidade com que entendi a proposta e as informações descritas me fez recordar de uma técnica usada em coaching. Esta técnica ajuda a manter o foco no que se quer trabalhar durante o processo.

Esta técnica denominada “Comunicação S.E.G.” é utilizada com maior frequência em interações presenciais, mas pode ser adaptada à outras formas de comunicação, como na imagem que mencionei a pouco.

Comunicar de forma S.E.G. quer dizer: Sucinto, Específico e Generoso e, ao usar esta técnica para simplificar ideias um pouco mais complexas, oferecemos ao cérebro uma informação mais concisa. Neste sentido, a interpretação é facilitada e ajuda a transformar uma ideia que poderia ser encarada como uma “ameaça” em uma “oportunidade”.

Voltando ao Plano de Vida que mencionei anteriormente, uma das etapas descritas falava também sobre Efetividade: do quanto é importante gerar ação, porém, sem perder o foco na conclusão. Ou seja, não é produtivo abrir muitas frentes e não conseguir finalizá-las.

É comum o coachee quando tem clareza sobre o que quer trabalhar (ressalto que a técnica S.E.G. contribui muito nisto) ficar entusiasmado e querer partir logo para a ação, certo?

Isso acontece no momento em que criamos um novo modelo mental, no qual juntamos uma informação já existente em nosso cérebro com uma nova e clara perspectiva de resolução que foi descoberta durante a sessão.

Este impulso pela “possibilidade” de alcançar o objetivo esperado pede novamente por Efetividade.

E como podemos ajudar o coachee a ser mais conclusivo em sua jornada?

Vamos lá!

Durante um processo de coaching, conseguimos contribuir para o êxito, quando empoderamos ao máximo o coachee na busca pela efetividade.

Para canalizar esta energia e ajudar a se mobilizar de forma efetiva, é necessário criar uma visão clara sobre os benefícios da mudança, bem como a criação de um conjunto de estratégias altamente eficazes e conectáveis com o objetivo desenhado.

Este conjunto de estratégias, pode avançar da seguinte forma:

  1. Avaliar – O que devemos avaliar na situação presente?
  2. Criar – Como podemos criar uma visão de futuro para o objetivo desejado?
  3. Plano de Ação – Como nos mobilizaremos da situação atual para nossa visão de futuro?
  4. Monitorar – O que iremos monitorar para entender o nível de comprometimento na busca por resultados?
  5. Celebrar – O que iremos celebrar durante o processo para continuar motivados na direção do que buscamos?

Acredito que a efetividade, durante o processo de coaching, é fundamental para transformar ideias, projetos e sonhos em algo concreto.

Durante a jornada, estimulamos os coachees a saírem de suas “zonas de conforto” e se mobilizarem para a ação, sempre com foco na efetividade dos objetivos esperados.

Espero que tenha contribuído para a reflexão.

"O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor"

Alexandre Dias
3 anos de experiência

Mais de 15 anos de experiência comercial nos segmentos (Lubrificação e Aditivos Automotivos, Mídia, Energia, TI e RH). Atuação relevante como Gestor de Produtos da Alfa Romeo e Lancia, no Marketing da Fiat Portugal.

Desde 2009 em Desenvolvimento Organizacional e há três anos como Coach, focado na melhoria da qualidade do pensamento, para transformar comportamentos e facilitar o alcance dos objetivos.

Atende processos individuais, com sessões presenciais ou virtuais (por meio do Skype).

Mais artigos relacionados